02 outubro 2006

Associação Bethel

A história da Associação Bethel - Surge em 1922 como entidade de benemerência da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, na fazenda Quilombo na cidade de Campinas – SP a primeira entidade filantrópica da igreja o orfanato BethelIniciando como Comissão de Beneficência do Synodo Presbiteriano Independente, em São Paulo, a Associação Bethel transformou-se no braço social da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, responsável também para implantar e gerir as políticas sociais da IPIB em todos os pontos do nosso País. Desde o longínquo 1922 quando foi instalada por um grupo de visionários liderados pelo Reverendo Othoniel de Campos Motta, que tinha como companheiros Dr. Nicolau R.S. do Couto Asher, Reverendo Ceciliano José Eunes, Abraão de Moraes e Antônio Carlos de Campos, essa magnífica iniciativa recebeu o nome de Bethel para designar as obras do Asylo e do Orphanato que funcionavam na cidade de Campinas, transferidas em 1943 para a Chácara dos Meninos, localizada em Sorocaba – SP, passando a chamar-se Orphanato Bethel, onde passou a atender os meninos órfãos, carentes da igreja Presbiteriana Independente Brasil.
A entidade tem passado por transformação gradativas e busca desempenhar com seriedade seu papel na participação da construção de uma sociedade mais justa e igualitária a todos e todas.
Quem somos -
Associação Bethel é uma associação civil, filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 1922, sob princípios cristãos, pela Igreja Presbiteriana Independente do Brasil , com o objetivo de desenvolver atividades no campo da ordem social, e garantir o bem estar e a justiça social em todo território. Foi fundada com o seguinte princípio: Bethel é morada de Deus para toda a humanidade. Bethel através de suas ações administra recursos doados voluntariamente por pessoas físicas e jurídicas para que o mundo possa ter dignidade, esperança e justiça.
Atuação - A fim de cumprir suas finalidades Associação Bethel organizará e manterá Unidades Prestadoras de Serviços – UPS para o desenvolvimento das atividades que se fizerem necessárias, as quais se regerão por regulamentos específicos, aprovados pela diretoria da Associação Bethel Associação Bethel articula ações e serviços pela vida paz e justiça na sociedade brasileira:
· Bethel Crianças e Adolescentes – Atendimento e defesa do direito da criança e do adolescente vítima de abondono, HIV, violência e exploração;( programa de abrigo para crianças e adolescentes, programa sócio educativo e cultural para crianças e adolescentes)
· Bethel Saúde – Atendimento à saúde do idoso, da mulher, do adolescente e da criança; ação integral sobre a questão da dependência das drogas e do álcool;(programa da saúde)
· Bethel Educação – Educar para a cidadania (programa de escola maternal e ensino fundamental, cursos de formação para a sociedade)
Os projetos da Associação Bethel são chamados de UPS (Unidade Prestadoras de Serviços) os quais são:

1. Bethel Aconchego Piracicaba - SP

2. Bethel Ambulatório Evangélico de Palmas Palmas - TO

3. Bethel Avaré Avaré - SP

4. Bethel Casa da Liberdade Tupã - SP

5. Bethel Casa Esperança Adamantina - SP

6. Bethel Casas Lares Franco da Rocha Franco da Rocha - SP

7. Bethel Casas Lares Sorocaba Sorocaba - SP

8. Bethel Colégio Espaço Osasco - SP

9. Bethel Colégio Presbiteriano Eduardo Lane Campinas - SP

10. Bethel Educação Botucatu - SP

11. Bethel Mão Amiga Presidente Prudente - SP

12. Bethel Matriz Sorocaba - SP

13. Bethel Natal Natal - RN

14. Bethel Oikós Presidente Bernardes - SP

15. Bethel Projeto Sertão Patos - PB

16. Bethel Reintegrar São Mateus - ES

Parceiros - Os parceiros da Associação Bethel são: Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

CESE – Centro Ecumênico de Serviço

Diaconia da IPIB

Prefeitura de Sorocaba, Governo do Estado, Governo Federal

Secretaria de Missões da IPIB

PCUSA – Igreja Presbiteriana dos USA

(mais informações acesse o link)